XX Congresso Brasileiro de Arquitetos
De 22 a 25 de abril, acontece o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos (XX CBA), no Centro de Eventos do Ceará. O principal evento da arquitetura e urbanismo do Brasil propõe discutir os desafios e possibilidades no exercício da profissão, com realização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Dialogando com o tema “Identidade e diversidade profissional”, o XX CBA homenageará o arquiteto carioca Oscar Niemeyer. O público esperado é de aproximadamente dois mil congressistas de todo o País.

Entre os conferencistas, haverá mais de 80 figuras destacadas do Brasil e do exterior. As Palestras Magnas receberão o arquiteto português Gonçalo Byrne, o chileno Germán del Sol, o arquiteto paulista Marcos Acayaba e o presidente do IAB, Sérgio Magalhães. 

 

Já nos grupos temáticos, serão seis eixos com palestras envolvendo assuntos específicos, a exemplo de mobilidade, espaço urbano, habitação, ética, diversidade de atuação, patrimônio cultural, projeto, dentre outros temas livres. Essas palestras contarão com figuras da arquitetura e do urbanismo que trazem experiências consolidadas e inovadoras em suas atuações pelo globo.

 

Podemos destacar nomes como o de Angelo Bucci (SP), arquiteto aclamado pelas novas gerações; o colombiano Carlos Medellín, do escritório Giancarlo Mazzanti, especialistas em obras de impacto social; a professora e arquiteta Elisabete França, ex-secretária de Habitação de São Paulo; o autor do projeto da Arena Castelão (em Fortaleza), uruguaio Hector ViglieccaJorge Mario Jáuregui, defensor do “urbanismo social”; o urbanista Ricardo Correa (SP), especialista em mobilidade; Otávio Zarvos (SP), que é dono de uma incorporadora Idea!Zarvos; o cearense Fausto Nilo, autor de projetos de importantes equipamentos públicos; a paisagista Rosa Kliass (SP), considerada uma das mais importantes paisagistas em atividade; e muitos outros profissionais.

 

Uma mesa específica, intitulada por “Desafios das Cidades Contemporâneas”, receberá representantes de Estado, abrindo um diálogo entre aqueles que desenham as cidades e aqueles que as administram. O grupo contará com a participação do Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; Deputado Federal Zezéu Ribeiro; o Presidente da Comissão de Urbanismo do Senado, Senador Inácio Arruda e do Líder do Governo Federal no Congresso, Senador José Pimentel.

 

 

Publicidade